SISEMUG, em conjunto de movimentos da cidade, enviam propostas para a conferência municipal de saúde de Guaratinguetá

Na sexta-feira, dia 20 de agosto, será realizada a 4ª Conferência Municipal de Saúde em Guaratinguetá.

O tema desse ano será “Os Desafios do SUS durante e pós pandemia”.

O evento irá reunir representantes do poder público e a população do município, de forma remota, para debater e propor diretrizes para formular políticas de saúde pública que devem ser incluídas no plano municipal de saúde.

Em conjunto o Sindicato dos Servidores Municipais de Guaratinguetá, a Pastoral da Saúde, o Movimento 100% Cidadão, o Movimento Revelia, a Frente Feminista de Guaratinguetá, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Socialismo e Liberdade (PSOL) enviaram propostas para a Conferência Municipal de Saúde de Guaratinguetá 2021.

As propostas são:


I – FINANCIAMENTO

. Revogação da PEC 95 (conhecida como teto de gastos) e revisão da atual forma de financiamento do SUS: moção de repúdio à PEC 95.


II – ASSISTÊNCIA BÁSICA

. Reestruturação e fortalecimento das unidades básicas de saúde e ampliação da Estratégia de Saúde da Família para todo município de Guaratinguetá com a criação e implantação de número de equipes necessárias para tal fim, adaptando a estrutura já existente e implantando novas de acordo com estudos de saúde coletiva a serem desenvolvidas.


III – ASSITÊNCIA ESPECIALIZADA

                . Criação de um centro de especialidades médicas municipal em separado da AME, sendo que esta assumiria sua função exclusiva de unidade básica de saúde do Pedregulho e região, se possível com implantação da estratégia saúde da família.

                . Criação de programa de saúde coletiva com reconstrução e incentivo aos programas já existentes como os relacionados à vigilância em saúde, saúde mental, dos trabalhadores e trabalhadoras, dos homens, das mulheres e das crianças entre outros.

                . Criação do Núcleo de assistência à Saúde da Família (NASF).

IV – ASSISTÊNCIA TERCIÁRIA E ALTA COMPLEXIDADE

                . Assim que possível, em função da superação e controle da pandemia, implantar de forma plena a UPA a nível central para melhoria do sistema de assistência médica de urgência no município e sua interação com os hospitais da cidade que devem ser valorizados de acordo com suas características e peculiaridades e serviços já prestados, visando os interesses e necessidades de nossa população.

V – CONTROLE SOCIAL

                . Reestruturação do Conselho Municipal de Saúde com revisão do seu regimento interno com renovação, formação e capacitação continuada de seus membros e maior abertura à participação de cidadãos e cidadãs do município.

                . Criação e /ou reativação dos conselhos gestores locais.

VI – HUMANIZAÇÃO DO ATENDIMENTO E VALORIZAÇÃO DO SERVIDOR PÚBLICO

                . Realização de concursos públicos de acordo com as necessidades do município, com sensibilização, formação e capacitação permanente dos funcionários envolvidos no atendimento à população, evitando as terceirizações

                . Moção de repúdio à PEC 32 (reforma administrativa com retirada dos direitos dos servidores públicos).

One thought on “SISEMUG, em conjunto de movimentos da cidade, enviam propostas para a conferência municipal de saúde de Guaratinguetá

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.