ExtraGuaratinguetá

30º Festival de Talentos e Arte Dona Eta

Com o apoio do SISEMUG, Guaratinguetá receberá a 30ª edição do Festival de Talentos e Arte Dona Eta, além de nossa cidade, o evento já passou por outras da nossa região, confira a programação completa, e abaixo a história do festival:

7 de agosto, 5ª.- Camerata de Cordas do Projeto PEMSA, no Espaço Multiuso Turístico-Cultural Luiz Carvalho dos Santos, na Antiga Estação Ferroviária, Praça Condessa de Frontin, 20 horas, Guaratinguetá

19 de agosto, 3ª. feira – Coral Infanto-Juvenil do Projeto PEMSA, no Auditório Frei Galvão, Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48, 1º andar, Guaratinguetá, 20 horas.

23 de agosto, sábado – Casa do Puríssimo Coração de Maria (Antigo Orfanato), Praça Nossa Senhora de Lourdes, em Guaratinguetá, “Duetos de Amor – Trio Amici” (Patrícia Oliveira, soprano; Olga Lazareva, pianista e Márcio Faria, tenor, 18h30, após a missa.

29 de agosto, 6ª. feira – Capela Perpétuo Socorro, ao lado do Hospital Frei Galvão, Guaratinguetá, Quarteto Belveder, 19h30.

16 de setembro, 3a. feira – Banda Militar do 5° Batalhão de Infantaria Leve, de Lorena, no Auditório da Escola de Especialistas de Aeronáutica, em Guaratinguetá, 19h30

18 de setembro, 5ª. feira – Coral Presbiteriano de São José dos Campos, FACEG – Faculdade de Educação de Guaratinguetá, Av. Pedro de Toledo, 195, em Guaratinguetá, 20 horas

23 de setembro, 3ª. feira – Banda Militar do 6º Batalhão de Infantaria Leve, de Caçapava e Coral Viva Voz, UNIVAP -Centro, Praça Cândido Dias Castejon, 116, São José dos Campos, 20 horas

8 de outubro, 4ª. feira – Camerata Joseense & Solistas, de São José dos Campos, “Noite de Ópera no Museu”, Auditório Frei Galvão, Praça Conselheiro Rodrigues Alves, 48, 1º andar, em Guaratinguetá, 20 horas

17 de outubro, 6ª. feira – Itaguará Country Clube, em Guaratinguetá, Rosane Queiroz e Mario Margarido (piano), “A mulher por trás da canção”, 20 horas

6 de novembro – 5ª. feira – Márcio Faria – – Encontro de Corais, na Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Parque Vicentina Aranha, São José dos Campos, 19 horas

13 de novembro – 5ª. feira – Sandra Mendes Sampaio- – Encontro de Corais, na Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Parque Vicentina Aranha, São José dos Campos, 19 horas

27 de novembro – 5ª. feira – Rafael Braga  – Encontro de Corais, na Capela do Sagrado Coração de Jesus, no Parque Vicentina Aranha, São José dos Campos, 19 horas

História do Festival de Talentos e Arte Dona Eta

Há muitos anos, um amigo comum me apresentou um casal que com o tempo tornaram-se amigos queridos. Quando conheci sua história, em várias conversas no Laboratório de Análises que dirigia, e sendo autor de uma Revista Cultural editada bimensalmente, não tive dúvidas que valeria a pena divulgar esta ação que, além de cultural e artística, trazia uma mensagem subliminar de amor filial e de compromisso com a vida.

Desta forma, em várias oportunidades fizemos a publicação de matérias relativas ao evento durante anos a fio e participamos ativamente desta história com muito carinho, lembrando sempre que uma promessa feita a um ser querido, neste caso a uma mãe, nunca pode ser esquecida nem procrastinada.

Apresento a todos esta história comovente e faço votos para que a possam acompanhar em vivo e em direto, na ocasião de sua apresentação nos locais informados, esperando que seus corações também sejam tocados com a vara mágica do amor filial!

DONA ETA Mensageira de Luz e Amor Risoleta Antunes Marcondes (19/05/1907 – 04/03/1995)

Dona Eta, nasceu Risoleta Antunes Marcondes no dia 16 de maio de 1907, em Lorena. Sua mãe, Maria Augusta, não gozava de boa saúde e a enviou para a casa dos avós maternos. Aos oito anos voltou à casa dos pais, que então moravam em Guaratinguetá.

Casou-se aos 19 anos e teve três filhos: Wagner José Marcondes Antunes, Diógenes Anthony Marcondes Antunes e Eta Maria Marcondes Antunes.

Foi uma mãe dedicada e manteve inúmeros e estreitos laços de amizade durante toda a sua vida.

Espírita, aos 34 anos, começou a realizar trabalhos sociais e mediúnicos em assistência a toda a comunidade da cidade, atendendo principalmente aos doentes.

Dona Eta também dedicou toda a sua vida à caridade. Junto com amigos, foi fundadora de um Centro Espírita; da Maternidade de Guaratinguetá; da Casa da Criança de Guaratinguetá e a Casa da Criança Creche Chico Xavier, onde passou a maior parte de sua vida desenvolvendo vários trabalhos com as gestantes e crianças atendidas.

Fã da música, ela ensinou aos filhos e às crianças com quem teve contato, a arte que a encantava tanto e contribuiu para sua formação musical.

Dona Eta faleceu em 4 de março de 1995. Em 2012, sua vida foi o tema do desfile da Escola de Samba Bonecos Cobiçados, de Guaratinguetá.

O “Encontro de Talentos e Arte Dona Eta”, hoje Festival, nasceu em 1995, de uma promessa não cumprida de um filho: oferecer à sua mãe a música que ela tanto queria no dia de seu enterro.

O filho Diógenes ouvia, desde pequeno, da sua mãe, que gostaria ao morrer, de vestir “cor-de-rosa” e ter banda de música no enterro.

Diógenes e sua mulher Sila estavam em Paris quando ela faleceu e viram, no velório ao chegar, quinze minutos antes do enterro, Dona Eta vestindo o traje tão desejado; faltava, porém, a banda de música.

Tendo sido o enterro no dia 5 de março de 1995, Sila percebeu que seu marido, Diógenes, estava triste pela falta da música que a mãe queria no seu enterro e sugeriu, alguns dias depois, que fosse feita uma “noite musical” no dia 16 de maio, data do aniversário de Dona Eta

Nesse mesmo ano, organizaram uma noite musical em homenagem à senhora, onde foram convidados os amigos que assinaram o livro de presença do velório. O Museu Frei Galvão recebeu a maestrina Cecília Simas e os Seresteiros de Guaratinguetá, que se apresentaram para uma plateia de 400 pessoas.

Uma “noite musical”, no dia 16 de maio daquele ano, transformou-se num evento, que oferece, há 29 anos, a Guaratinguetá e à região, espetáculos de música, teatro, cinema, poesia, escultura, dança, pintura, fotografia, arte e cultura.

Há mais de 20 anos, por Lei Municipal, deixou de ser uma homenagem do filho à mãe e transformou-se num evento oficial da cidade, incluído no calendário turístico, mas apenas há dois anos, a Prefeitura de Guaratinguetá dei apoio financeiro ao evento.

Alguns amigos do casal colaboraram ao longo desses 29 anos.

O Festival já apresentou orquestras sinfônicas; bandas militares e outras; exposições de pinturas e esculturas; lançamento de livros; concertos de corais; saraus; recitais e sessões de cinema e teatro. O ponto alto do evento é a serenata realizada no Cemitério Senhor dos Passos, em sua homenagem.

A partir daí, Guaratinguetá realiza em maio todos os anos o “Encontro de Talentos e Arte”, considerado pelos munícipes o maior evento artístico-cultural da cidade e conta com uma programação bem diversificada. Espetáculos foram oferecidos em Guaratinguetá, a maioria, Lorena, Aparecida, Cunha e São José dos Campos.

Já se apresentaram, para mencionar alguns, apenas, o Coral Cantares da Embraer, a Banda de Caraguatatuba, a Banda da Escola de Especialistas de Aeronáutica, a Banda de São Caetano do Sul, o Coral da Infraero, a Banda do 5° BIL, de Lorena ,o Coral Libercanto e o da Faculdade de Odontologia, ambos de São José dos Campos, o Coral da FEG-UNATI-Guaratinguetá, integrantes do Projeto PEMSA, de Aparecida, Cameramúsica e Orquestra Sinfônica da UNITAU, o Coral Maria de Nazareth de Lorena, o Coral UNICANTO de Guaratinguetá os Corais ADC-CTA, o Coral Apparecendo de Aparecida, a Banda do 6° BIL de Caçapava, a Orquestra Comunitária de São José dos Campos, o Duo-Ductia – Música Medieval, de Niterói, a Camerata do Projeto PEMSA, da Basílica de Aparecida, a Banda do DCTA e o Coral Presbiteriano de São Jose dos Campos.

Desde 2015, tem sido realizado na Capela do Parque Vicentina Aranha o Encontro de Corais, com vários grupos.

O Festival dedicado à cidadã ilustre de Guaratinguetá chega à sua 29a edição em 2024.

Os concertos dos Corais do 29° Festival de Talentos e Arte Dona Eta, neste ano, serão realizados no Parque Vicentina Aranha nos dias: 7 de novembro, Regente Maestro Márcio Faria;

21 de novembro, Regente Maestrina Sandra Mendes Sampaio e 28 de novembro, Regente Maestro Rafael Braga, todos eles a partir das 19 horas. Estarão presentes pelo menos, seis Corais.

Vários regentes, como a Maestrina Sandra Mendes Sampaio e os Maestros Márcio Faria, Rafael Braga, Joel Oliveira e Bartolomeu Vaz estiveram à frente de Orquestras e Corais. Solistas de alto nível cantaram em Guaratinguetá e São José dos Campos várias vezes: Vânia Nascimento,

Márcio Faria, Eduardo Fujita e Fabiano Bustamante, além da pianista Olga Lazareva.

Em todos esses anos, os eventos foram gratuitos.

COMPAREÇA!

SISEMUG, cuidando dos interesses da categoria.

Zé Eduardo Ayres – Presidente do SISEMUG

Confira, comente e compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *